I. 3. A ética como filosofia prática
>> terça-feira, 5 de fevereiro de 2013 –
FILOSOFIA
1. O
alcance prático e normativo da Ética
Dizer que a Ética visa dirigir a conduta humana na direção de seu fim ultimo ou
bem perfeito da pessoa explicita o quanto a ética é filosofia prática e não
meramente especulativa.
A ética tem, portanto, um saber que direcionado a um objeto prático.
É
um saber prático não apenas porque estuda a conduta humana, pois isso também
fazem outras disciplinas, como a psicologia ou sociologia, e sim porque estuda
também o saber que direciona a conduta (INTENÇÂO). Isso faz da ética um saber
moral e não apenas um saber sobre a moral.
Devemos ainda dizer que a ética é um saber normativo.
Existem outras formas de conhecimento como a medicina, o direito e outros que
também estabelecem critérios de conduta, são também conhecimentos práticos, mas
o são de um modo distinto à ética.
As regras médicas por exemplo tem uma obrigatoriedade condicionada: são
obrigatórias na medida em que visam um fim especifico em cada caso, por exemplo
conservar a saúde, mas qualificar esses motivos é objeto da ética e não da
medicina. Por exemplo, a medicina explica que submeter-se a uma alta
temperatura é um mal a saúde, mas um bombeiro pode fazê-lo por força de sua
profissão visando salvar uma vida e isso é uma escolha livre que não é objeto
de estudo da medicina e sim da ética.
Os juízos e normas éticas possuem, em geral, um valor absoluto incondicionado e
que está na raiz do valor das demais ciências práticas.
2. As
objeções contra o caráter prático da Ética
Estamos, portanto, percebendo que o valor normativo da ética depende do valor
normativo do fim ultimo (telos) que constitui seu ponto de referência
fundamental.
Sabemos, no entanto, que existem alguns filósofos que negam (Nietzche,
niilistas) a existência ou a possibilidade de se conhecer (Kant, agnósticos) a
natureza de um bem absoluto ou global da vida humana. Pelo mesmo motivo os
mesmo não admitem a ética como um saber normativo: São teorias geralmente
formuladas a partir do positivismo e do empirismo.