I.1. Introdução à Ética Filosófica



Primeira Parte

A Ética Filosófica


I. NOÇÃO PRELIMINAR DE ÉTICA

      Por ética filosófica ou filosofia moral entende-se o estudo filosófico prático da conduta humana. Por essa noção preliminar indica-se os elementos sobre os quais aprofundaremos para obtermos uma noção mais precisa e completa sobre a Ética.
      A definição anterior contém precisamente três afirmações:
     1. A ética é um ramo da filosofia
     2. É elaborada metodologicamente e com finalidade prática
     3. O seu objeto de estudo é a conduta humana
    Além disso, sabemos que qualquer saber filosófico é uma investigação racional e sistemática que estuda seu próprio objeto a partir de uma perspectiva de totalidade.
     Convém também esclarecer que a ética se distingue do conhecimento moral comum ou pré-filosófico, que não é nem sistemático e nem refletido, este por sua vez é constituído pelas idéias que todo homem tem a respeito do que o cerca e da forma que deve usar todos os bens em sua volta, quais prioridades deve ter etc.
    A ética, como veremos ao longo do curso, distingue-se também da Psicologia,da Sociologia e de outras ciências que analisam o comportamento humano a partir de uma perspectiva positivista.
    Distingue-se também do conhecimento moral realizado pela teologia moral, que tem como base a Revelação divina. É diferente ainda de outros saberes filosóficos que estudam de modo especulativo o homem e sua conduta (metafísica e Antropologia).
    Então qual é o método da ética filosófica ou filosofia moral? É o que aprenderemos ao longo do curso!
   Primeiramente aprofundaremos sobre a conduta humana e sob qual perspectiva se interessa a ética, depois discorreremos sobre o aspecto prático e normativo do saber ético. Em seguida entenderemos qual a distinção entre ética pessoal e ética política.
   Uma vez compreendido esses conceitos fundamentais, analisaremos a relaçao da ética com outros disciplinas: Metafisica, Antropologia, com as ciências humanas, e com a ética teológica ou moral.






Postar um comentário

Translate

  © Blogger template Shush by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP