I. 6. A Ética e as ciências humanas
>> terça-feira, 5 de fevereiro de 2013 –
FILOSOFIA
1. Ética
e psicologia
A Ética e a psicologia têm muitos temas em
comum, que, no entanto, são analisados sob pontos de vistas diferentes.
A psicologia estuda a natureza e a origem dos atos livres a partir da
perspectivas de suas leis naturais (saúde, enfermidade, equilíbrio,
desequilíbrio), é, portanto, descritiva e explica alguns fatos mediante outros.
Já a ética estuda as ações livres enquanto necessitadas de um ordenamento
racional a partir de princípios éticos, segundo os quais as ações são boas ou
más em sentido absoluto. Portanto não cabe a psicologia dizer se o aborto
é moral ou imoral, e sim analisar porque ele é desejado ou realizado e quais as
suas conseqüências para a pessoa humana, enquanto a ética pode dizer se é um
ato bom ou mal.
A ética pressupõe e necessita da psicologia. O moralista, portanto, para
estabelecer o juízo moral de uma ação precisa conhecer o influxo das paixões,
das forças e mecanismos inconscientes, do cansaço e de certas reações
psíquicas, que só a psicologia oferece, ignorá-los seria enviesar o resultado
do juízo moral e diminuir a eficácia de como estabelecer o modo concreto de se
adquirir virtudes.
Mas a relação entre ambas, tão necessária, pode as vezes, ser problemática,
pois o homem é um ser unitário pluridimensional, unidade de matéria e espírito.
As ciências positivas descompõem analiticamente as diversas dimensões da pessoa
e as estudam separadamente e se dessa separação resulta a desvinculação ética
acaba-se por absolutizar concepções que são válidas apenas em âmbito parcial. E
algo mais grave ocorre quando de tais concepções surgem critérios práticos
sobre o comportamento humano.
(por
exemplo a opinião errônea de certos sexólogos que afirmam
que masturbação acelera a maturidade sexual, que o uso de drogas pode ser
benéfico etc.)
2. Ética
e sociologia
A Ética e a sociologia coincidem do ponto de vista de seu objeto material
(ética social), mas diferem em seu objeto formal.
A sociologia positiva descreve, classifica e mede os fatos sociais mediante
métodos empíricos (estatísticas etc) e os interpreta a partir de métodos
elaborados por ela mesma e da mesma forma analisa os aspectos sociais do comportamento
moral.