apontamentos de vida interior

Pequenos apontamentos de vida interior


1. Não sejas tão malicioso, de modo que os outros tenham que medir as palavras perto de ti.


2. Oxalá seja tamanha a tua pureza a ponto de as pessoas ao teu redor serem espontâneas e com o tempo, autênticas.

3. Servir por amor a Cristo, como Maria. Oxalá seja tal tua disposição, que sejas requisitado com freqüência.


4. Senti – quando servias – tua competência e até certa dose de amor, mas... porque essa inibição em sorrir, esqueces que teu semblante deve ser reflexo de tua paz interior.

5. Que no teu plano de vida devas trabalhar muito... concordo, mas não te esqueças de conservar tempo para o teu descanso e lembra-te de que para nós, descansar não é ficar ocioso, mas fazer atividades que requer menos esforço.

6. Deves ter tempo dedicado a tua cultura.

7. Se confundes descanso com dormir, Ainda não compreendeste nosso espírito cristão.

8. Seja tal o teu aprumo e testemunho, que as pessoas não se sintam inibidas em conversar de santidade contigo.



9. Faças tua parte, mesmo quando pensar que não estás fazendo por amor, estará dando testemunho do amor quando não desistir do teu dever. Assim, verás quando estiver inseguro como um milagre te acontecerá e apenas um em tantos. Já pensaste em quantos pequenos milagres teu Pai-Deus, realiza todos os da em tua vida. Além disso, essa é a grande prova de que estás pregado na cruz com Cristo, assim fazes exercício de humildade, contrariando a tua vontade por ter combinado outra coisa com o Senhor.


Aquele pequeno obstáculo quando ias pecar, aquela ironia que te fizeram, aquela interrupção que te fizeram quando ias reclamar. São esses os milagres; não deixes de percebê-los.


11. É natural que chores ao te lembrares daquele “pecadão”; julgavas que nunca cairias. Levanta, “considera que Deus não perde batalhas”, sacode a poeira, apóia-te em Nossa Senhora, Refúgio dos pecadores e de novo encontrarás Cristo. Dessa vez não julgarás mais os outros e haverás de exigir mais de ti.






12. Compreendo que fiques sem jeito quando estás na companhia de um amigo e este te solte comentários impuros. Não percas a tua conduta; retifica, jaculatória e exemplo.






13. Oxalá se repetisse contigo a passagem evangélica da perda e encontro do Menino Jesus, de modo que ao te procurarem, fossem primeiramente na Capela e te encontrassem se ocupando das coisas de teu Pai, Abba.






14. Quando o teu ânimo revigora diante da adversidade, quando ages como um atleta que diante de uma prova difícil enxerga o triunfo da vitória, é sinal de que estás aprendendo a amar a Cruz.






15. É difícil para ti compreender como aquelas pessoas só se lembram de Deus na aflição ou quando acabam de cair? Mas..... acaso és tu diferente? Não percebes que elas receberam menos graças do que tu? Por isso é maior a tua obrigação de ser santo. E tu percebes tanto essas coisas porque teu Deus e meu Pai, quer te mostrar o quanto és miserável se pensas que podes sozinho.






16. Tu deves conhecer as tuas misérias sem compaixão, para que com compaixão compreendas as miséria alheias. Assim verás que, com Deus, supera-as e então te animarás a transmitir esse Deus com as pessoas, para que com Ele e por Ele, elas vençam também as própria fraquezas.






17. Não te surpreendem aqueles que não são capazes de tolerar pequenas as limitações próprias ou alheias e admitem pecados graves sem peso de consciência? Mas... às vezes ages assim. Não sejas como eles, pois em toda a Sagrada Escritura, Nosso Senhor se demonstrou insatisfeito com os hipócritas.






18. Como somos contraditórios, os homens. Sabemos, pela fé, que sempre estivemos e estamos no coração de Cristo, somos o próprio Corpo Místico de Deus, no entanto somos também nós que o ferimos e transpassamo-lo à espada abrindo-lhe o lado. Não percebes tu, que o pecado é uma divisão do homem no próprio homem; ao ferirmos o coração de Deus, ferimo-nos a nós mesmos. Considera isso, medita no teu coração e encontrarás força sobrenatural para renunciar o pecado, que é a tua própria autodegradação e flagelação do Senhor.






19. O grande erro de certos filósofos, foi ter descoberto verdades parciais querendo transformá-las em verdades absolutas, aplicando-as a tudo. Por esse caminho foi Marx, Freud, Feuerbach, Nietzche e tantos outros. Repara na tua soberba, muitas vezes és tu esse filósofo arrogante, pensas que tua opinião é absoluta e queres explicar tudo através do teu ponto de vista, mesmo que estejas certo deves considerar a contradição dos bons. O teu ponto de vista talvez esteja certo, mas considera que Deus pede a santidade a todos, mas a cada um dá uma vocação diferente e tu não nasceste para ser o “filósofo” descobridor e autor da Verdade.






20. Nunca digas que és pobre, pois alem de ser murmuração, é também uma grande mentira, porque se és filho de Deus, do mesmo modo és herdeiro do maior tesouro que existe, o Céu.






21. Como é triste ver o olhar triste de algumas almas que sem saber buscam Deus e a nostalgia do Senhor. Conheces um bocado de pessoas assim. Sê amigo, reza, mortifica e mostra-lhes como és feliz e livre por seguir de perto Jesus Cristo.






22. Procura abrigo nas chagas de Suas mãos, dos Seus pés, do Seu lado aberto. E renova-se tua vontade de recomeçar.






23. Não entendo o teu conceito de cristão. Acreditas ser justo que o Senhor tenha sido crucificado e tu te conformes com ir levando...






24. A obediência é algo tão débil, se comparada a outros tipos de união, que só e capaz de obedecer quem verdadeiramente ama. Se para ti essa virtude é penosa, aumenta o grau do amor pelo Senhor e verás que de simples relação ela se tornará arma poderosa para não cairdes em tentação.






25. Por que as vezes esqueces tanto de Deus? Acaso lembras o que eras antes de conhecer o Senhor?






26. Aquela sábia alma disse “duas coisas não entendo: como pode um médico ficar doente e como um padre pode ir para o inferno?”. Ouso-me a complementar como um cristão ir para o inferno? Concordas? Então comeces a ser menos teórico e mais prático.






27. Ah, se soubésseis o valor da obediência; o pecado entrou nesse mundo pela desobediência, bem como o protestantismo, dele surgiu esse milhão de crenças que acabaram por se afastar cada vez mais ideal de Lutero, muito mais do que isso, cada vez mais distante de Deus.






28. Se obedeceis nas mínimas coisas, aprenderás a obedecer nas grandes, mantendo-te na presença do Senhor.






29. O grande e maior mérito de Cristo foi a obediência, “se fez obediente até as morte e morte de cruz” Obedece! Como Ele e terás feito a vontade de Deus.






30. Percebe a soberba naqueles que dizem com deboche que o homem precisa acreditar algo em que se apóie para viver? A soberba está na intenção, pois na ação estão certos, pois o homem sábio sabe manifestar sua indigência e recorrer a esse algo superior, Deus, afim de adquirir mais perfeições, o que o torna mais homem. Quanto mais humano for mais próximo de Deus e da felicidade estará.






31. Te aborreceste porque te fizeram uma admoestação que te fira? Alegra-te. Pode ser um grande sinal que permites estas correções fraternas. Não sejas como aqueles a quem não se pode corrigir por causa do orgulho.






32. Dizia o padre Faus: “O orgulhoso é um tolo”






33. “nunca corrijas a quem não amas” para corrigir alguém se pressupõe querer o melhor a ela e se não a ama, não acredito que seja esse o teu desejo.






34. “Senhor que eu Te contemplei no estudo hoje”, “Ecce ego, quia vocaste me”. “Não escondais vossa face de Mim, pois em vós eu coloquei a esperança”






35. cultiva o bom hábito de meditar as cenas do Evangelho como nos o aconselha, São Josemaría, Nosso Padre, e o Senhor te dará a conhecer detalhes tão íntimos e santos que marcarão a tua memória e ete serás forte instrumento contra a “doida da casa” (Santa Tereza d`Ávila) quando rezares.






36. Repara como Santa Izabel sente a presença de Jesus no ventre de Nossa Senhora de tal forma que no mesmo instante recebe o Espírito Santo e recita as palavras que se tornaram na belíssima e eficaz oração que é a Ave-Maria. Oxalá quando te receberem os teus, sintam da mesma forma o Cristo que carregas dentro de ti pela Santa Eucaristia e que também eles, transbordem do Amor.






37. “Ninguém dá o que não tem”, ditado metafisicamente comprovado, Pede a Mamãe que O preserve dentro de Ti da mesma forma que ela O preservou e também tu inflamarás corações.






38. O conhecimento humano é para qualquer um, a sabedoria é só para os humildes buscam e amam Deus.






39. Existe uma grande diferença entre o conhecimento e a sabedoria. Um é humano, a outra é Dom de Espírito Santo. A Sabedoria é o antídoto contra a soberba intelectual. Pede a Sede da Sabedoria, Maria, que te ensine os caminhos da verdadeira Sabedoria divina e que te ensine a fugir dos vãos conhecimentos.






40. Agora compreendo como aquele santo sacerdote dizia que as crianças são como janelas de uma casa, que quando abertas permitem que entre a brisa suave, o ar que renova. Aprende delas como é bom ter pureza de coração. Permitas ser catequizado por elas, catequizando-as.






41. Quão gratificante é ver quanto fizeste bem àquela alma quando, por Amor do Reino de Deus, tiveste a santa coragem e prudência de ferir-lhe o orgulho.






42. O conhecimento sem a virtude é vão! O conhecimento do Senhor deve estar compartilhado com a vida do Senhor. A semelhança com Jesus é que te faz apóstolo, “ipse Christus”. 14-IV-05






43. O que é que temes quando obstinadamente mudas de confessor? Acaso tens medo de Cristo? Não confias que Deus concede a graça ao teu diretor?


Além disso, “Não tenhas medo, sou Eu”, repara quantas vezes Deus fala pela escritura “Não tenhas medo”, confia e ganhará força a tua sinceridade, que deve ser selvagem. (VII-2005)






44.O teu silêncio quando sofres certas injustiças é um grande... um enorme, testemunho de Cristo, quando Deus permite, pessoas se fortalecem através dele e a grande graça, é que muitas vezes tu não ficas sabendo, continua limitando-se a confiar!


Um dia o Pai te mostrará, no céu, quantas almas salvaste com teu silêncio. Como dizia santa Tereza “O silêncio é a castidade da alma”. (lembro-me do pe. Ivan)






43.Quando te perturbar estes pensamentos desordenados, estranhos e impuros, mesmo enquanto rezas, medita, estuda e até mesmo na Santa Missa, tenha calma, oferece-os todos a Virgem Maria e, nela, se tornarão ordenados, claros e puros, pois na Imaculada não há o que se corrompa. Então a Mãe os apresentará a Nosso Senhor como Ele merece.






44. “Pai, bem sabes que posso ser “ipse Christus” se me ajudares a extirpar as minhas impurezas”. “Dómine, Accende lucernam meam, iluminabis ténebras meas”. Senhor, acende minha lâmpada, ilumina minhas trevas”






45. Ah, se soubéssemos o valor da obediência! O pecado entrou no mundo pela desobediência, o protestantismo também, dele surgiu esse milhão de crenças e que se afastaram tanto do ideal de Lutero, muito mais que isso, cada vez mais distante de Deus.


O Grande e maior mérito de Cristo, foi a obediência, Se fez obediente até a morte e morte de cruz” (Fp. Obedece! Como Ele e farás a vontade de Deus.






46. “Quando te fizerem uma admoestação que te fora, alegre-se e agradece-a a Deus. Pode ser sinal de que permites estas correções fraternas e as vezes nem tão fraternas. Não sejas como aqueles a quem não se pode corrigir por causa do orgulho”. (hoje pude ver que foi Tu mesmo que inspiraste esse ponto, 20-X-2005)






47. Rapara na humildade de Jesus. Está tão frágil na Eucaristia. Qualquer um o pode maltratar e no entanto..... está ali esperando ser adorado e se oferecendo pelos meus pecados e pelos teus. Sejamos humildes como ele. Pede a Mãe a virtude da humildade. “Mater, donat me humiltatem “






48. “Se queres um fim, queiras também os meios”.






49. Senhor, me chamaste a ser sacerdote e não um seminarista. Ensina-me e lembra-me que devo ser “persona Christe”, mãe ensina-me a amar e obedecer Deus como Tu, minha proteção, meu escudo e minha fortaleza.”






50. “Disseste-Me: Que fazer se quero fazer as coisas por amor, mas não as faço? Respondo, pede assim; “Domine, ducet me amare, cum amor Christi” .


51. ontem me falavas do abandono, ouvi e encantei-me, mas não vivi. Hoje, porque sou cabeça dura, mostrastre-me um exemplo concreto de uma alma simples, simplesmente abandonada em Ti.


“Senhor, dá-me um coração enamorado e uma alma simples como a do Teu Filho que confia e ama, ama e confia” (8-IV-2005)



52. Quão gratificante é ver quanto fizeste bem aquela alma quando, com coragem e por amor do Reino de Deus tiveste a santa valentia e a prudência de ferir-lhe o orgulho.


53. “Quando descobrires o Espírito Santo na tua vida, chamar-lhe-ás por Amor. Então sinto que terás dado um passo importantíssimo na tua maturidade espiritual. A razão, a Tradição e a consciência deixarão de ser o teu órgão por excelência e passarão a ser regadas pelo coração, agora purificado, unido ao do Senhor, não lhe doerá mais o ouvido, quando ouvires a palavra coração, porque agora entenderás verdadeiramente o que é um coração verdadeiramente cheio do Amor” (28-XI-05 tendo presente minha própria (re)descoberta, o Amor, no retiro querigmático. Este ponto escrevi estudando Teologia fundamental: A experiência da fé)



54. “Quando Jesus, Nosso Senhor disse que o mal é o que sai de dentro do homem, não quis dizer que o mal está em ti, mas é o que falta de bom em ti. Portanto lute, não sem a graça do Amor, por adquirir virtudes.

55. “Na dúvida, vai contra a tua vontade”

56. “Um dia perceberás o quanto terá valido a pena pensar bem daquelas pessoas”.

57. Deus é o teu fim e se não anda conforme a vontade dEle é como um pincel rebelde que não obedece o artista e quem é o teu artista, senão Deus?”




58. . “Reaparaste como aquele garotinho que conheceste pequenino, hoje é um homem feito e ainda o vês como ninho. Assim também nos vê o Senhor, garotinhos, ninhos, crianças. Porque as vezes queremos ser rapazes perante Ele?
Faz-te pequeno, porque de fato o és para Deus. Além disso não reparaste o quanto um ninho é carinhosamente cuidado por sua mãe? Então...Tua Mãe, Maria, com muito mais carinho e amor cuida de Ti, se te fazes pequenino.”




59. “É histórica arma do inimigo fazer que sintas o seu “fedor”, pensando que o estás vencendo fazendo uma “boa obra”, que na verdade é manifestação da tua falta de humildade. Considera que se o que fazes não está em comunhão com a Igreja é certamente puro orgulho. Obediência!”




59. “Não há ódio maior do que o do diabo pela Eucaristia, foi assim nos tempos de Jesus (ver Jo), foi assim no cisma protestante e durante toda a história e ainda hoje, basta observar. Não permitas ficar 5 minutos fora do estado de graça a fim de que não te afaste nunca da Comunhão, momento em que está inteiramente unido a Cristo, Nosso Senhor.”


60. “Toda vez que ages na desobediência serves ao demônio, invariavelmente!”


61. “Sê no mundo o que a alma é no corpo. O corpo não subsiste sem a alma. Pergunto, o que seria do mundo sem s cristãos?”


62. “vive a comunhão dos santos e verás como sempre não haverá de te faltar `fôlego´”


63. “Quando estiver com o coração em Cristo perceberás, mais de uma vez, como a virtude da ordem é importante para a ação de Deus na tua vida.”


64. “O que nos move é o Amor. Deus é Amor (1Jo 4,16) .”


65. “Como podes ser tão incoerente? Ser amável com todos, menos com os que mais esperam teu amor, tua mãe, teu pai, tua família. Não sejas hispócrita.”


66. Percebe a soberba aqueles que dizem que homem precisa acreditar em algo para se apoiar e para viver? A soberba está na intenção, pois na ação estão certos, pois homem sábio sabe manifestar sua indigência e recorre a esse algo – que na verdade é alguém – superior, Deus.


67. “Quanto mais humano fores, mais próximo de Deus e da felicidade estarás”


68. “Nunca corrijas quem não amas. Pois corrigir pressupõe querer o melhor a ele e se não amas, não acredito que seja esse teu desejo”


69. “Quando te perturbar esses pensamentos vãos, desordenados estranhos e impuros enquanto rezas, meditas, estudas e até mesmo na santa missa, tem calma. Oferece-os todos à Nossa Mãezinha, pois nela se tornarão ordenados, claros, e puros. Nela não há o que se corrompa. Então Ela os apresentará a Nosso Senhor como Ele o merece.”


70. “Senhor, tu bem sabes que posso me tornar um bom cristão, se me ajudares a extirpar as minhas impurezas. ´Domino, se vis potes me mundare´ - ´Senhor, se queres podes me mudar´.”


71. “O teu silêncio quando sofres umas injustiças é um grande, um enorme testemunho. Quando Deus permite, pessoas se fortalecem na fé, na vocação e a grande graça e que muitas vezes tu não fias sabendo, mas... continua confiando. No céu saberás o quanto o teu silêncio salvou almas, afinal como dizia Santa Tereza, ´o silencio e a castidade da alma´.”


72. “Repara como Santa Isabel sete a presença de Jesus no ventre de Nossa Senhora, de tal forma, que no mesmo instante recebe Espírito Santo e profere as palavras tão belas que se tornaram parte a eficaz oração a ave-maria. Oxalá quando te receberem os teus, possam também sentir a mesma presença do Cristo que trazes dentro de ti na comunhão e que, também eles, transbordem no Amor.


73. “´ninguém dá o que não tem´. Pede a Mamãe que preserve Cisto dentro de ti, da mesma forma que Ela o preservou e também t infamarás os corações”


74. “Quando te fizerem uma correção que te fira, alegre-se. Pode ser sinal de permites a correção fraterna. Não sejas como aqueles a quem não se pode corrigir por causa do orgulho.”


75. “Quando te custar amar os outros por culpa de seus defeitos, lembra-te de como Deus te ama apesar dos teus”


76. “Percebe o quanto se tornam superficiais e ridículos os que querem agradar todos. Domine, ut ego sit quase tu”













Alessandra  – (10 de março de 2010 às 12:56)  

Um grande tesouro...Queria ter acesso à essa lista há mto tempo!

Postar um comentário

Translate

  © Blogger template Shush by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP