O que é vocação?

A vocação, em primeiro lugar, é um chamado do Senhor, que abrange toda a vida. Descobrir a própria vocação é encontrar o sentido do caminhar sobre este mundo.

Onde se descobre a própria vocação?
- Oração pessoal
- família / amigos
- Grupo de Jovens
-Grupo de acólitos, coroinhas
-Grupo de oração
- escola / trabalho
- etc


Como se descobre a própria vocação?
Assim como no chamado dos primeiros discípulos (cf. Lc 5,11), o discernimento vocacional passa por três etapas: sedução, escuta e decisão.

Sedução:
O Senhor entra na vida do discípulo, mesmo que talvez ele nem mesmo o procurasse, e o atrai. Como fez na vida de Simão Pedro. “Certa vez em que a multidão se comprimia ao redor dele para ouvir a palavra de Deus (...)viu dois pequenos barcos parados à margem do lago (...)Subindo num dos barcos, o de Simão...” (cf. Lc 5,1-3)


Escuta:
Como o chamado é feito pelo próprio Deus, deve-se parar para ouvi-lo e isso se dá sobretudo pela oração pessoal, “pediu-lhe que se afastasse um pouco da terra; depois, sentando-se, ensinava do barco às multidões” (Lc 5,3). Enquanto Jesus ensinava S. Pedro o ouvia e notava o quanto aquelas palavras faziam arder o seu coração. É como se desde sempre ele esperava ouvir aquelas palavras de vida eterna.

Decisão:
A escuta e o silêncio interior foram fundamentais para que S. Pedro tivesse confiança para ouvir a voz de Jesus que lhe dizia “Avance para águas mais profundas e lançai as redes para pesca” (cf. Lc 5,4).
Tendo ouvido o que o Senhor lhe pedia, Simão foi-lhe dócil e pode ver a grande manifestação de Deus em sua vida. “apanharam tamanha quantidade de peixes que suas redes se rompiam” (Lc 5,6).
Mesmo sentindo-se incapaz e indigno de tamanho mistério, Simão confiou naquele que lhe dizia: “Não tenhas medo! Doravante serás pescador de homens” (Lc 5,10) e tomou a decisão que deu o grande sentido a sua vida “e deixando tudo o seguiu” (cf. Lc 5,11) e tornou-se a pedra sobre a qual o Senhor edificou a sua Igreja (Mt 16,16), instrumento de salvação para toda a humanidade.

Postar um comentário

Translate

  © Blogger template Shush by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP